Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CORTE LIMPO

Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário



Quarta-feira, 10.07.13

O Treinador - Leonardo Jardim

Já aqui fiz referência à renovação do Prof. Jesualdo, que, na minha opinião, teve o desfecho que melhor serviu os interesses do Sporting. Apesar do trabalho sério desenvolvido pelo Professor, devido a uma série de razões (desde os resultados desportivos à mudança de direcção) acredito piamente que não estavam reunidas as condições para que o Professor continuasse. Quer fosse por questões salariais, de poder (afinal o Professor foi contratado como manager) ou qualquer outra desculpa, o projecto de Bruno Carvalho tinha de arrancar rumo ao futuro. E infelizmente, o Professor não cumpre esse requisito.

 

O perfil desejado era quase unânime: jovem mas com provas dadas, ambicioso, rigoroso, que encaixasse no tecto salarial, e de preferência (já agora!) sportinguista. A escolha natural era Leonardo Jardim. De todos os nomes avançados para suceder ao Professor, Leonardo Jardim era sem dúvida o mais consensual. Apesar das boas épocas de Marco Silva e Rui Vitória, a lembrança de Paulo Sérgio ainda está bem viva na memória de todos. A experiência com Sá Pinto também mostrou que não basta um Sportinguismo ferrenho e passado como jogador para levar a nau a bom porto. Para além disso, a maior parte das soluções disponíveis no estrangeiro (as credíveis, claro está) estavam fora de alcance em termos financeiros.

 

Pessoalmente gostei da escolha, acho que é a melhor solução disponível para a realidade do Sporting. Mas estarão reunidas as condições para o sucesso deste treinador? À partida - tirando o apoio da direcção, que espero que se mantenha independentemente dos resultados - o caminho para qualquer tipo de sucesso será longo e difícil. Primeiro porque neste momento o Sporting está em guerra em todas as frentes e será um alvo a abater. Árbitros (a "passarada"), o famoso sistema (até agora condenado apenas no Tribunal Superior do Youtube) e os inimigos internos dentro do próprio Sporting (os senhores das consoantes dobradas) serão ferozes na guerra contra esta direcção e consequentemente contra o trabalho deste treinador. Segundo, porque a equipa mal se irá reforçar depois de uma temporada catastrófica. E terceiro porque a pressão no Sporting é sempre imensa, apesar de todos conhecerem estes constrangimentos. Apesar de se baixarem as expectativas, todos os adeptos do Sporting tem expectativas de serem "surpreendidos"... 

 

Neste momento que o Sporting atravessa, de profunda reestruturação a todos os níveis, no futebol o treinador é a peça essencial. Tal como Domingos foi a peça essencial no projecto de Godinho Lopes (aliás, sem ele, o projecto desmoronou-se em meia dúzia de meses), também Leonardo Jardim  terá de ser o elemento a fazer a diferença, trazendo os jogadores para um patamar de alto rendimento, como há muito não se vê em Alvalade. O passado mostrou que não é impossível. Inácio foi campeão com uma equipa que partiu em clara desvantagem e que em termos de valores individuais não era superior ao FCP de Jardel (!!!). José Peseiro montou uma equipa com uma série de jogadores que não voltaram a jogar ao nível dessa época (Douala? Rochemback? Miguel Garcia? Enakarhire?), que apesar de não ter ganho nada, praticou um excelente futebol. Aliás, é esse o meu único pedido a Leonardo Jardim: o regresso do bom futebol a Alvalade. Competitividade, atitude, mentalidade ofensiva. Espero sinceramente que esta mentalidade seja possível de implementar neste plantel, que se virmos bem, conta ainda com grande parte das "estrelas" que Godinho Lopes contratou, mas que não tiveram o rendimento desejado (Capel, Carrillo e...Jéffren!!).

 

Só que, tal como o melão, que só depois de aberto se sabe se é bom, também o trabalho do novo treinador e a qualidade dos reforços (a maior parte desconhecidos - serão pré-analisados num futuro post), só poderão confirmar ou desmentir as impressões iniciais quando a bola começar a rolar. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Kirovski às 18:52


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031