Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CORTE LIMPO

Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário



Sábado, 06.06.15

CF Os Belenenses 2014/15 – 6.º lugar – 12v, 12e, 10d, 34gm-35gs, 48 pts

É, no mínimo, surreal pensar que o Belenenses acaba de se qualificar para as provas europeias. Quem olhasse para a situação dos azuis no mês de Janeiro teria que estar louco para acreditar nesse desfecho, e mesmo agora que tudo terminou é preciso esfregar um pouco os olhos, pois tudo parecia estar contra o Belenenses.

Finda a 16.ª jornada, disputada no fim-de-semana de 10 e 11 de Janeiro, os de Belém completavam o sexto jogo consecutivo sem marcar golos e ainda tinham fesca na memória a derrota de 7-1 em Braga nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O treinador Lito Vidigal estava em desacordo com o presidente Rui Pedro Soares desde a pré-época e Deyverson, o melhor marcador da equipa, saía para o futebol alemão. Quarto classificado antes dessa série negra, o Belenenses era agora oitavo.

Adivinhava-se uma segunda volta difícil, mas a verdade é que o Belenenses passou a maior parte desse período no sexto lugar, que acabaria por ser europeu devido aos finalistas da Taça de Portugal já estarem apurados para a Europa via campeonato. O ponto de viragem, pelo menos mental, terá sido a vitória de reviravolta contra o Sporting na Taça da Liga (3-2), que foi, contudo, insuficiente para passar do grupo. Lito Vidigal sairia do comando técnico após a jornada 25, e seria Jorge Simão, ex-Mafra, a juntar esse apuramento ao seu currículo.

Por mais que se pense, é difícil entender como foi possível o Belenenses terminar em sexto. A diferença de golos final foi negativa, os resultados mistos e o plantel desprovido de nomes que se tenham destacado por muito tempo. Incrivelmente, os azuis estiveram sempre na primeira metade da tabela. A sua pior classificação foi um nono lugar, à passagem da sétima jornada.

A qualificação europeia talvez tenha sido uma tremenda sorte. Se a forma actual se mantiver, a próxima época poderá revelar-se bem mais difícil.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Miran Pavlin às 15:10


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930