Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CORTE LIMPO

Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário



Domingo, 23.03.14

FC Porto 1-0 CF Os Belenenses - Serviços mínimos

sapodesporto

Na ressaca da noite europeia o prato era uma recepção ao aflitíssimo Belenenses, que precisa de pontos como de pão para a boca, ainda não venceu longe do Restelo, mas saiu da Luz com um empate, ainda nas primeiras rondas do campeonato.

Com ainda mais baixas que no jogo de Nápoles – incluindo Fernando e Quaresma, castigados – e Ricardo agora a lateral direito, o FC Porto regressou ao que têm sido os jogos de campeonato mais recentes. A equipa não vira a cara à luta, mas há poucas ideias sobre como, e para onde se movimentar e passar a bola.

Jackson Martínez esteve muito desligado do jogo e poucas bolas conseguiu sequer dominar em condições, numa daquelas noites que fazem pensar como é que este homem é o melhor marcador do campeonato.

Entrando agora numa das questões mais difíceis de resolver no futebol, não é possível saber com exactidão se o Belenenses se remeteu à táctica do autocarro, ou se foi o FC Porto, hoje com mais bola, que o forçou a isso.

Durante a primeira parte Fernando Ferreira foi o mais inconformado dos homens da cruz de Cristo, causando mesmo um calafrio, num remate rasteiro, praticamente sem ângulo, que bateu no poste contrário. Em cima do intervalo João Afonso foi expulso por derrubar Jackson quando este ficava de frente para a baliza, numa decisão que dividirá os analistas, pois ainda havia outro defesa belenense por perto.

Mas ainda não havia golos. Ao intervalo Luís Castro introduziu Quintero, e pouco depois Kelvin. Com ainda Reyes e Ricardo em campo, este Porto quase sub-23 demorou a quebrar a resistência dos azuis. Só a doze minutos do fim, num lance de insistência, precisamente Quintero viveu o seu primeiro momento heróico no clube, ao apontar o tento decisivo.

Poucas mais memórias ficarão deste clássico do futebol nacional, outrora mais relevante do que é hoje, mas ainda o suficiente para os clubes continuarem a trocar gestos de amizade entre si quando entram em campo como visitantes.

Durante a semana joga-se a primeira prestação das meias-finais da Taça. O primeiro de quatro encontros – à data em que escrevo – entre FC Porto e Benfica até final da época.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Miran Pavlin às 22:43




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031