Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CORTE LIMPO

Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário



Domingo, 22.06.14

Mundial 2014 - Jogos de 21 Junho

sapodesporto

GRUPO F – Estádio Mineirão, Belo Horizonte

ARGENTINA       1 (Messi 90’+1’)

IRÃO                  0

A vitória foi tirada a ferros, mas surgiu bem a tempo, e a Argentina garantiu a passagem à fase seguinte. Messi voltou a marcar e selou a diferença entre as equipas, depois de o Irão ter forçado a albiceleste a muito sofrimento.

Mesmo com uma estrutura predominantemente defensiva, na segunda parte o Irão pregou alguns sustos à Argentina, e queixou-se de uma grande penalidade não assinalada. Por outro lado, pela qualidade dos seus jogadores exigir-se-ia à Argentina maior produção no sector atacante, e a equipa pareceu por vezes perra nos seus movimentos.

A surpresa esteve a segundos de acontecer, mas mesmo derrotado o Irão fica com tudo para decidir no último jogo.

 

GRUPO G – Estádio Castelão, Fortaleza

ALEMANHA       2 (Götze 51’, Klose 71’)

GANA                2 (Andre Ayew 54’, Gyan 63’)

Ninguém se pode considerar a salvo de aflições neste Brasil 2014. Depois de passar com distinção no teste teoricamente mais difícil do grupo, a Alemanha encravou diante do enérgico Gana, que assim mantém as suas hipóteses de passar aos oitavos-de-final.

O jogo despertou da apatia generalizada no segundo tempo, com o golo de Götze. A Alemanha terá pensado que já teria feito o suficiente para celebrar no final do jogo, mas 12 minutos mais tarde eram os black stars que estavam na dianteira.

Foi então preciso chamar à liça o eterno Miroslav Klose, que demorou dois minutos a marcar o golo que lhe permite igualar o brasileiro Ronaldo como melhor marcador de sempre em fases finais de Mundial, com a particularidade de ambos terem apontado o seu histórico 15.º golo contra o Gana.

O jogo poderia ter pendido para qualquer das equipas até final, mas contas saldar-se-iam por um empate que deixa tudo em aberto para as duas formações na última jornada, ainda que a diferença de golos dos alemães indique que o apuramento está próximo.

 

GRUPO F – Arena Pantanal, Cuiabá

NIGÉRIA             1 (Odemwingie 29’)

BÓSNIA-H.         0

Com uma exibição mais consentânea com o seu estatuto, a Nigéria voltou a vencer num Mundial, e atirou a Bósnia para fora da competição.

Contudo, os bósnios podem queixar-se do árbitro auxiliar, que invalidou um golo limpo por fora-de-jogo aos 21 minutos, que poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos. Oito minutos mais tarde as super águias marcaram, e com o decorrer dos minutos foram passando a iniciativa de jogo para a Bósnia.

Muito lutadora, mas por vezes sem ideias e/ou audácia, a formação europeia não encontrou o caminho das redes de Enyeama. Encontrou, isso sim, o poste, após defesa do guardião nigeriano, já nos descontos.

A fase final do campeonato do mundo revelou-se um patamar demasiado alto para a Bósnia; a Nigéria, que entrou mal na prova, fica agora a precisar de um empate para se qualificar, mas caso o Irão perca no último jogo, a Nigéria até se pode dar ao luxo de ser derrotada e passar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Miran Pavlin às 12:00




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930