Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CORTE LIMPO



Quinta-feira, 19.07.18

Mundial Rússia 2018 - GRUPO G

18 Junho - Sochi - Bélgica 3-0 Panamá (Mertens 47', Romelu Lukaku 69', 75')

Nota: 3

BELPAN.jpg

Há dois prismas por que se pode analisar este jogo: uma Bélgica superior venceu um Panamá que pisava território desconhecido; ou então tratou-se da única figura de proa deste Mundial que realizou uma exibição convincente até ao momento. Só na abertura tinha havido um resultado mais desnivelado, o que diz bem das capacidades dos diabos vermelhos. No entanto, foi só na segunda parte que os belgas deixaram à vista os seus pergaminhos, dando assim continuidade à impressionante forma exibida durante a qualificação.

 

18 Junho - Volgograd - Tunísia 1-2 Inglaterra (Sassi g.p. 35')(Kane 11, 90'+1')

Nota: 3

TUNING.jpg

A Tunísia viveu momentos de pesadelo no seu regresso à fase final doze anos depois da última presença. Sufocante, a Inglaterra teve várias oportunidades flagrantes para resolver o jogo antecipadamente, mas chegou ao intervalo com uma igualdade a uma bola. O golo tunisino, de grande penalidade, era o seu único remate à baliza até aí. Até final os norte-africanos não voltariam a conseguir rematar ao alvo, mas não permitiram as mesmas veleidades aos três leões, e defenderam a igualdade com tudo o que tinham. Faltou apenas um último esforço. Em mais uma tentativa inglesa, já nos descontos, Kane ficou esquecido junto ao segundo poste e só teve que encostar. Foi justo, mas doloroso para a Tunísia.

 

23 Junho - Moscovo (Spartak) - Bélgica 5-2 Tunísia (Eden Hazard g.p. 6', 51', Romelu Lukaku 16', 45'+3', Batshuayi 90')(Bronn 18', Khazri 90'+3')

Nota: 4
O resultado diz tudo sobre o que foi o jogo. A Tunísia nunca deixou de lutar, valorizando o espectáculo, mas a Bélgica foi forte demais. As águias de Cartago tiveram que fazer duas substituições forçadas antes do descanso, o que certamente mexeu com a sua estratégia, e o primeiro golo belga acontece de grande penalidade, mas a Bélgica fez por justificar o avolumar do marcador. Em cima do apito final Khazri acrescentou um golo à conta tunisina. Um justo prémio.

 

24 Junho - Nizhny Novgorod - Inglaterra 6-1 Panamá (Stones 8', 40', Kane g.p. 22, g.p. 45'+1', 62', Lingard 36')(Baloy 78')

Nota: 3,5
Foi como se um furacão varresse a equipa do Panamá. É verdade que houve dois penáltis pelo meio, mas chegar ao intervalo a vencer por 5-0 dificilmente tem contestação. Após o intervalo a Inglaterra abrandou, permitindo ao Panamá ter mais bola e tentar a sua sorte. O momento do jogo surgiria já depois de Kane ter feito o sexto golo inglês, quando Baloy apontou o primeiro golo canalero numa fase final de Mundial. Os panamianos festejaram como se fosse o 0-1. A vitória inglesa entregou o apuramento para os oitavos-de-final também à Bélgica.

 

28 Junho - Kaliningrad - Inglaterra 0-1 Bélgica (Januzaj 51')

Nota: 3
A constituição das equipas não deixava dúvidas: a hora era de gestão, antes dos grandes desafios da fase a eliminar. O caminho para um sensaborão 0-0 estava aberto, mas a verdade é que assim não foi. Certamente desejosos de mostrar alguma coisa aos seus técnicos, os jogadores não estiveram em campo apenas a passar tempo e procuraram vencer o jogo. Até porque estava em disputa o primeiro lugar do grupo. Foi mais feliz a Bélgica, a quem um golo bastou para decidir o encontro.

 

28 Junho - Saransk - Panamá 1-2 Tunísia (Meriah p.b. 33')(Fakhreddine Ben Youssef 51', Khazri 66')

Nota: 3,5
Panamá e Tunísia cumpriram calendário, num jogo que não oferecia mais que a possibilidade de não terminar em último. Os canaleros foram os primeiros a chegar ao golo, mas na segunda parte foram incapazes de segurar a vantagem. A Tunísia deu a volta ao resultado num espaço de quinze minutos. O jogo foi a valer até ao fim. No fundo, as equipas jogaram como se tivessem o apuramento em discussão, valorizando muito o espectáculo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Miran Pavlin às 13:30




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031