Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário
A época 2014/15 foi histórica para o Rio Ave, por ter sido a primeira que incluiu jogos europeus. A viagem inaugural durou até Dezembro, com o Rio Ave a ultrapassar duas pré-eliminatórias (IFK Gotemburgo e Elfsborg) para chegar à fase de grupos, onde a competição foi mais difícil (Dinamo Kiev, Steaua Bucareste e Ålborg). Quatro pontos foi o pecúlio dos vila-condenses na prova.
Os passeios ao estrangeiro tiveram um preço, que foi pago no campeonato. Ambição não falta ao treinador Pedro Martins, no entanto, só isso não chegou para que a equipa se pudesse aproximar do sexto posto. O Rio Ave não esteve longe, mas depois de cair para o oitavo lugar após a jornada 9, só ocupou o sexto posto em três ocasiões, nas rondas 15, 16 e 19. A saída da Liga Europa também não foi uma bênção, já que dos dez jogos seguintes à eliminação o Rio Ave só venceu dois.
A salvação parecia estar na Taça de Portugal, onde o Rio Ave novamente foi longe, no caso até às meias-finais, reencontrando aí o Braga. Se em 2013/14 a turma de Vila do Conde não perdeu nenhum dos cinco jogos disputados contra os arsenalistas, desta vez não venceu nenhum em quatro e não pôde, portanto, repetir a presença no Jamor.
Dissabores à parte, a luta pela Liga Europa ainda era uma realidade, mas o sonho do Rio Ave terminou com estrondo no Funchal, onde perdeu com um Marítimo em ascensão por 4-0. Essa derrota na 33.ª jornada empurrou o Rio Ave para o décimo posto, que seria final. O subsequente desaire com o Sporting (0-1) confirmou a classificação.
O avançar do campeonato fez esquecer que o Rio Ave entrou na época a todo o gás, liderando mesmo a classificação entre as jornadas 2 e 4, mercê de vitórias contra Setúbal (2-0), Estoril (1-5) e Boavista (4-0), e um empate (1-1) com o Moreirense.
Uma pergunta ficará eternamente sem resposta. Se não tivesse havido Liga Europa, será que o Rio Ave teria feito um campeonato mais conseguido?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.