Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CORTE LIMPO

Todas as fotografias neste blog encontram-se algures em desporto.sapo.pt, salvo indicação em contrário



Quinta-feira, 27.03.14

Sporting update

Não tive oportunidade para escrever a crónica do jogo com o Porto em tempo útil e não pude ver o jogo com o Marítimo. Desta forma, não vou entrar em grandes pormenores e vou apenas falar do momento do Sporting e no desempenho da equipa até agora, algo que já estou para fazer há bastante tempo. Uma coisa é certo, houve um crescimento da equipa ao longo da época, com momentos menos bons (não se podia esperar o contrário!) mas após os quais a equipa conseguiu sempre reagir. Faltam 6 jogos oficiais para o final da época, e numa altura em que estão jogados 4/5 do campeonato, aqui fica a minha opinião sobre os elementos do plantel:

 

Rui Patrício - Uma época tranquila, manchada por aquele golo na Luz para a Taça de Portugal. Tem sido a mais valia que se esperava.
Cédric - Transfigurou-se em relação à época passada. Muito mais raçudo e melhor posicionalmente, tem sido o lateral ofensivo que a equipa precisa.

Jefferson - Tem estado ao mesmo nível que Cédric, adaptou-se facilmente à realidade do Sporting.

Piris - Jogador útil, tem entrado bem na equipa e mantido o ritmo na equipa B. Deverá ser muito caro para ficar, mas se ficasse era uma mais valia.
Rojo - Mais concentrado e mais assertivo, surpreendeu pela positiva, comparando com a nódoa que foi a época passada. Continua a ter ocasionais paragens cerebrais.

Maurício - Excelente contratação,  não sendo fenomenal e tendo as suas limitações, tem feito uma época muito regular. Indiscutível.

Dier - À espera da sua vez, espero vê-lo como titular no médio prazo.

Ruben Semedo - Jogou pouco, mas mostrou potencial. Outra aposta de médio prazo. Talvez seja bom rodar na próxima época.

William Carvalho - De desconhecido a estrela da equipa. É impressionante a forma como joga e faz jogar.  Acho que era importante ficar mais um ano, quer para o Sporting quer para a sua formação como futebolista.  

Rinaudo - Não teve praticamente oportunidades, e apesar de gostar da sua entrega, creio faltar-lhe alguma qualidade para se impor a este nível (em especial ao nível do passe). 

Adrien - A ponta final da época passada revelou já um Adrien diferente, com vontade de dar outro rumo à carreira, mas não esperava esta consistência. Fenomenal a pautar o ritmo de jogo.

André Martins - Tem dado o seu máximo e por isso ninguém pode pedir mais. Não sei se joga numa posição totalmente adaptada às suas características... talvez seja essa a causa maior das suas quebras de rendimento.

Vitor - Entrou a medo em alguns jogos e foi perdendo espaço. É um jogador útil, espero que fique para o ano.

Gérson Magrão - Não é um prodígio mas tem sido um jogador útil. Prometeu bastante na pré-época, apagou-se depois, mas sempre que entrou, na minha opinião, entrou bem.

Capel - Alternou entre bons jogos e jogos apagados, e acabou por ser um dos mais sacrificados na "rotação dos extremos" feita por Jardim. Com a entreada de Slimani no 11, parece ter ganho um novo fôlego.
Wilson Eduardo - Outro jogador que joga no limite da sua capacidade. Aprecio a sua entrega, mas teve também uma época inconstante a nível de rendimento, apesar de ter muito tempo de jogo. Perdeu espaço com a chegada de Héldon.

Carrillo - Capaz do bom e do mau. Apesar de estar a crescer como jogador, está ainda a anos-luz daquilo que pode vir a ser. Por mim era vendido mal haja oportunidade.

Héldon - Apesar de ainda não ter mostrado nada de especial, parece(u)-me uma boa contratação. Acho que na próxima época será capaz de dar muito mais. 
Carlos Mané - Quando muita gente pensava que Esgaio, Medeiros ou Chaby seriam as apostas para este ano, Mané subiu meteoricamente na hierarquia da equipa, revelando um talento & maturidade assinaláveis. Espero que nenhum tubarão o venha buscar neste verão.

Montero - Excelente contratação. O início goleador foi completamente inesperado (nunca foi um matador!) mas a sua qualidade não se esgota nos golos. Talvez consiga jogar no mesmo 11 que Slimani, na próxima época.

Slimani - Outra grande descoberta. Aprecio jogadores assim: com limitações, mas que dão tudo o que têm. 

 

Parece-me difícil apontar ao título, mas o acesso directo à Liga dos Campeões está ao alcance se a equipa mantiver a atitude guerreira. E por falar em guerra, o Presidente cumpre hoje um ano de mandato, um ano de mudança de atitude e de paradigma no Sporting. Apesar de muita gente não gostar do seu estilo, a verdade é que à custa de todo esse folclore mediático, a equipa tem tido a calma necessária para trabalhar sem grandes sobressaltos, com os resultados que se conhecem. Finalmente, desde o Presidente até ao tratador da relva, toda a gente parece saber o que tem de fazer para defender os interesses do Sporting, trabalhando em prol de um interesse comum, com um rumo claro para todos os envolvidos. E por isso, os meus parabéns ao Presidente. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Kirovski às 19:41


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031